Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Colunistas
Ecoturismo
Postado por: Vlamir Santo

O ecoturismo é a prática de turismo em áreas naturais que utiliza de forma sustentável os patrimônios naturais e culturais, incentiva a conservação do local, promove a formação de uma consciência ambiental, garantindo assim, o bem estar da população.

O nome surgiu oficialmente em 1985, mas somente em 1987 foi criada uma comissão constituída pelo Ibama e a Embratur, ordenando as atividades neste campo.

Sendo uma atividade sustentável, se preocupando com a preservação ambiental, diferencia-se do turismo original. É uma tendência mundial em crescimento, desde a prática de esportes radicais ao estudo científico dos ecossistemas.

Os principais objetivos do ecoturismo:
- Promover e desenvolver turismo com bases cultural e ecologicamente sustentáveis;
- Promover e incentivar investimentos em conservação dos recursos culturais e naturais utilizados;
- Fazer com que a conservação beneficie materialmente comunidades envolvidas;
- Ser operado de acordo com critérios de mínimo impacto para ser uma ferramenta de proteção e conservação ambiental e cultural;
- Educar e motivar pessoas através da participação e atividades a perceber a importância de áreas natural e culturalmente conservadas.

O ecoturismo vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Algumas das hipóteses para esse crescimento repentino é uma maior conscientização ecológica e uma maneira de fugir da rotina e do estresse dos grandes centros urbanos. Calcula-se que mais de meio milhão de pessoas no país pratiquem o ecoturismo, que gera cerca de 30 mil empregos direta e indiretamente.

Para que uma atividade se classifique como ecoturismo, são necessários quatro fundamentos: respeito às condições locais, envolvimento econômico das comunidades locais, respeito às condições naturais e conservação do meio ambiente.

Os municípios brasileiros, em sua maioria, possuem atrativos para se tornarem grandes pólos ecoturísticos. Entre os principais destinos estão: Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Guimarães (MT), Chapada dos Veadeiros (GO), região de Manaus (AM), Fernando de Noronha (PE), Lagamar (SP), litoral sul da Bahia, Pantanal (MS/MT), Serra Gaúcha (RS), Serra do Mar (SP), Vale do Ribeira (SP) e etc.

Considerando que o ecoturismo é uma tendência em termos de turismo mundial voltado para os atrativos do meio ambiente e nas manifestações culturais, deve haver uma harmonia e equilíbrio de todas as partes: o ecoturista (guias e visitantes), os órgãos responsáveis e a comunidade.

 

Fonte de pesquisa: Embratur

Comente esta matéria
Nome:
E-mail:
Comentário:
Informe as letras e número ao lado:
Comentários
    Não existe comentários para esta matéria.
    Seja o primeiro a comentar
© Copyright 2000-2015 Trilhas RJ - Todos os direitos reservados