Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Colunistas
Além do Horizonte do Cachambi
Postado por: Leandro Soares

Você sabe onde é o Morro do Cachambi?

Não, eu não estou falando do bairro da Zona Norte próximo ao Méier ou mesmo de uma nova comunidade do Rio

Trata-se de uma área ambiental pertencente ao Parque Estadual da Pedra Branca. Vizinho aos bairros de Vila Valqueire, Mallet e Taquara, esse mirante fica em Jardim Sulacap e é desconhecido para muitos cariocas.

Para quem vai a Jacarepaguá e Barra da Tijuca, fica deslumbrado com a natureza que acompanha a Estrada do Catonho e acaba não sabendo o que há de bom por ali.

Vou explicar... Pra chegar ao Morro do Cachambi, tem de subir “Além do Horizonte”. Este é o nome poético e ecológico da rua que te levará a contemplar uma vista pra lá de bonita.

A referência do lugar também é mais que prazerosa para os amantes da boa gastronomia: ao lado da rua há um restaurante de frutos do mar.

E o acesso a rua é difícil?

De jeito nenhum! Pode-se subir a pé, devagar, pois trata-se de uma caminhada leve (uns 20 minutos no máximo) ou mesmo de carro. Não esqueça de levar o binóculo!

Chegando ao topo do mirante, torça para que o tempo esteja bom para visualizar o Campo dos Afonsos (área militar), Freguesia (Jacarepaguá), parte da Floresta da Tijuca, Realengo, Vila Militar, Avenida Brasil e mais a frente a Baixada Fluminense e a Serra dos Órgãos.

Não quero fazer propaganda, mas no alto, como a área é ocupada por um bar que serve petiscos, é cobrada uma taxa de R$ 2,50 por pessoa para admirar a vista. Um outro detalhe é que o acesso ao local é de 3ª a sábado, a partir das15h30m.

Uma pena, já que poderia ser uma área de preservação ambiental pública! 

Outra coisa: indo ao Morro do Cachambi, não deixe de visitar o Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos. Certamente, será um programa imperdível e o maior barato!

Fica aqui a minha dica...








Comente esta matéria
Nome:
E-mail:
Comentário:
Informe as letras e número ao lado:
Comentários
  • Emilson - 03/09/2012
    emilson_santos@hotmail.com

    Valeu pela matéria! Mas, para subir no Morro Cachambi não precisa pagar nada subindo pela Rua Euzébio de Almeida. O Morro Cachambi é uma área de preservação ambiental desde 2007. Além do Cachambi, o morro atrás do cemitério Jardim da Saudade é ideal para caminhada (trekking) e ciclismo (cross country e dowhill). Além do motocross que a galera curti muito no local. Subidas fortes e descidas muito raaaaaaaaaaapidas!
  • Camila Xavier - 27/08/2009
    camilaxavier25@gmail.com

    Muito bom saber que existem lugares lindos assim tão pertinho... moro em Jacarepaguá e não sabia da existência desse parque. Obrigado pela dica! ;)
  • Vlamir Santo - 25/08/2009
    vlamir_santo@yahoo.com.br

    Olá Leandro! Muito boa a matéria! Eu sempre passo por ali e confesso que desconhecia esse lugar. Com certeza vale a pena uma subida pra ter uma vista dessas. Ótimas fotos!
© Copyright 2000-2015 Trilhas RJ - Todos os direitos reservados