Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Colunistas
Chapada dos Guimarães
Postado por: Camila Xavier

Um paraíso com belas cachoeiras de águas cristalinas que vão desaguar no Pantanal e lindos mirantes com colossais formações rochosas em arenito, esculpidas pelo tempo, que mais parece uma explosão universal. A Chapada dos Guimarães localiza-se cerca de 70 km ao norte de Cuiabá, no centro do Estado de Mato Grosso, no planalto que funciona como divisor de águas entre a Bacia do Prata e a Bacia Amazônica. A paisagem típica da região é o cerrado, com árvores retorcidas e savanas. Para proteger a fauna e flora do cerrado brasileiro foi criado, em 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Ali estão cachoeiras, grutas, cavernas, morros e formações rochosas em meio a cânions de arenito com até 350 metros de altura. Seu cartão postal é a Cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de queda. A Chapada dos Guimarães atrai cada vez mais turistas, devido às suas muitas atrações. Além disso, possui um lado histórico bastante interessante, com diversos sítios arqueológicos espalhados pela região.

Há lugares belíssimos para se conhecer na Chapada, além da Cachoeira Véu de Noiva, que são a Cidade de Pedra, o Portão do Inferno, a Cachoeira Salgadeira e a Igreja Nossa Senhora do Sacramento. Do Portão do Inferno, pode-se avistar a Cidade de Pedra. O fato mais curioso desta atração é que, ao subir a serra, antes da curva do portão, se você parar o carro em ponto morto ele subirá ao invés de descer. É algo inacreditável! O mirante tem esse nome 'arrepiante' devido a muitos acidentes de carros e caminhões que aconteceram ali. Há uma curva estreita e perigosíssima na subida do mirante e, se o motorista não tiver cuidado, cai ribanceira abaixo. Para se chegar à Cidade de Pedra é preciso uma caminhada curta, cerca de 300 metros, passando por formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva. Seus formatos lembram as ruínas de uma cidade. Os paredões têm mais de 300 metros de queda livre. Lugar lindo, lindo, lindo! Na região central da cidade de Chapada dos Guimarães, a Igreja Nossa Senhora do Sacramento, principal monumento histórico, foi construída em 1779 por escravos da região. Completamente em estilo barroco, possui o altar pintado de ouro e ainda bem conservado.

Foi uma viagem longa e bastante cansativa. Fui de carro, do Rio até Cuiabá, 27 horas olhando toda aquela beleza nas estradas e, já no clima, ouvindo música sertaneja. Não que eu goste muito de sertanejo, mas a estrada pede! Uma música que lembrei assim que cheguei lá foi aquela do Cidade Negra: "Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui..."

O que mais me chamou a atenção, o que realmente me deixou admirada foi o céu de Mato Grosso, que parece muito mais baixo do que o daqui do Sudeste! Ás vezes tinha a sensação de que iria tocar as nuvens. Eu sentia como se o céu estivesse bem pertinho de mim. Lá do alto da Cidade de Pedra, com aquele vento gostoso batendo no rosto, eu só contemplava toda aquela imensidão de céu azul que com o cair da noite ia ficando meio avermelhado, e, toda aquela formação rochosa esculpida nos montes. Eu louvava a Deus pelas suas obras maravilhosas, porque meus olhos, até hoje nunca viram tanta beleza em um só lugar.

E falando de emoção, eu não poderia esquecer da turma que adora esportes de aventura. O que se vê muito por lá são pessoas fazendo caminhada, trilha, rapel, bike, flutuação e rafting. Elas praticam essas atividades na Chapada dos Guimarães com um único intuito: apreciar as paisagens encantadoras formadas por rochas, cachoeiras e cadeias de montanhas. É o lugar ideal para se praticar esses esportes e estar cada vez mais em contato com a natureza. Beleza, muita aventura, história e cultura: um roteiro completo, pertinho de Cuiabá!






















Comente esta matéria
Nome:
E-mail:
Comentário:
Informe as letras e número ao lado:
Comentários
  • agda basso - 18/02/2015
    agda.basso@yahoo.com.br

    faço 50 anos este ano,meu desejo era comemorar lá. ñ sei com fazer.
  • Daniela vidal - 19/10/2009
    danie_673@hotmail.com

    gente que lugar lindooo, perfeitooo, amigah me levah pra esse lugar...
  • Flavia - 12/10/2009
    flaviacarril@yahoo.com.br

    Parabéns mana! Bela matéria :)
  • Charles - 12/10/2009
    tocomarques@gmail.com

    Mto legal a matéria, uma pena n ter uma galeria de fotos + elaborada, as fotos estão pqnas, achei legal essa parada do colunista falar de lugares e modalidades q ele pratica...Sem falar q a colunista é show de bola..uma gracinha!!!
  • Rafael Passos - 10/10/2009
    rs-passos@hotmail.com

    Bem, sem comentários para a matéria. Sempre tive vontade de conhecer.. Agora que já conheço atrave´s da matéria. nem vou precisar ir mais lá pra conhecer... Brincadeira... Lugar espetacular... Temos que fazer uma trilha por la... Parabéns Camila... Matéria perfeita....
  • Caco - 09/10/2009
    caco@pobox.com

    Ei, Camila, continue viajando e contando tudo! Adorei a matéria! A Chapada já está no meu roteiro e estou esperando a próxima crônica!
  • Décio - 09/10/2009
    dspkpop@yahoo.com.br

    Karaka muito maneiro, um ótimo lugar para esquecer o estresse.
  • Aline Cunha - 09/10/2009
    aline2mar@yahoo.com.br

    Amei a máteria bem redigida, Olhando as fotos deu uma vontade de sair da loucura urbana e contemplar a natureza. Parabéns amiga!
  • Daniele Amorim - 09/10/2009
    danielleagama@oi.com.br

    Muito legal, amei. Muito lindo, quem sabe um dia me aventuro também. Parabéns amiga.
  • Rosimar Maia - 09/10/2009
    rosimar_maia@oi.com.br

    Perfeito como quem criou é o local. a matéria traz a realidade com muita propriedade. Parabéns.
  • Daniele Amorim - 09/10/2009
    danielleagama@oi.com.br

    Muito legal, amei. Muito lindo, quem sabe um dia me aventuro também. Parabéns amiga.
  • Patrick Mattoso - 06/10/2009
    patrickmattoso@hotmail.com

    Realmente muito Lindo, Lindo, Lindo!!!(como no texto!!)Adorei essa materia!!! Deu muiiita vontade de colocar o pe na estrada agora!!!
  • Sidnei Amaral - 06/10/2009
    professorsidnei@gmail.com

    Me senti convidado a esta viagem. A coluna me deixou com "água na boca". Parabéns Camila.
  • Leandro - 02/10/2009
    androle78@hotmail.com

    Muito legal a viagem e a dica de turismo! Parabéns!
© Copyright 2000-2015 Trilhas RJ - Todos os direitos reservados