Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Colunistas
Ética e Ecologia
Postado por: Leandro Soares

Fala-se tanto em sustentabilidade, ecologia, etc, e muitas vezes esquecemos de praticar tais hábitos. Será que não precisamos voltar à escola? Sei que já é um avanço abordar alguns temas, as empresas tentarem praticar procedimentos ecológicos, mas esquece-se que o planeta não pode esperar.

O planeta é como um corpo e nós, os “parasitas” a sugar tudo o que a Mãe Terra produz. Se não cuidamos bem do nosso corpo, que é um sistema interno microecológico, que dirá do nosso sistema macroecológico, que é a Terra com seus oceanos, florestas, animais, etc.

Se não respeitamos os nossos semelhantes, como querer cuidar das espécies animais e vegetais em extinção?

A questão é devastadora e pensar que precisaríamos de 1,4 planetas “Terra” para alimentar o contingente de cerca de 8 bilhões de pessoas sem ter de passar fome, que por causa do sistema capitalista excluímos milhões e milhões de pessoas por não terem acesso a, por exemplo, água potável.

A verdade é que ecologia condiz com os vários sistemas vigentes no nosso planeta e no universo regido pelo Criador. Se respeitássemos os vários sistemas, teríamos sistemas interdependentes e harmônicos, caso contrário o caos impera e o ambiente se torna  cada vez mais insuportável para todos aqueles que formam o ecossistema.

Experimente observar as formigas, seu trabalho, seu habitat, seu meio de comunicação, etc. Todos têm suas formas de vida, contanto que ajude o próximo, será da mesma forma ajudado. Assim que a vida deveria seguir...

É a velha questão da moral, da ética, que deveria ser aplicada em ecologia, enfim, na nossa vida em geral. Já pensou em princípios éticos combinados com hábitos e práticas ecológicas? Vamos tentar? Já é um começo...
Comente esta matéria
Nome:
E-mail:
Comentário:
Informe as letras e número ao lado:
Comentários
  • Vlamir Santo - 05/11/2009
    vlamir_santo@yahoo.com.br

    Adorei o texto Leandro! Muito bom mesmo!
© Copyright 2000-2015 Trilhas RJ - Todos os direitos reservados