Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Colunistas
Montanhismo e escalada
Postado por: Vlamir Santo

Montanhismo é a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada. É considerado, atualmente, um esporte de aventura e se encontra ligado ao turismo ecológico. O berço do montanhismo, como é conhecido atualmente, é a cordilheira dos Alpes, na Europa, pelo que o termo alpinismo se popularizou como sinônimo de montanhismo mas, a rigor, aplica-se apenas ao montanhismo praticado nos Alpes.

As montanhas sempre fizeram parte da história humana por se tratarem de obstáculos a serem transpostos por nossos antepassados em suas viagens exploratórias e migratórias. Em 1492, Antoine de Ville escalou o Monte Aiguille, na França, apesar das inúmeras superstições existentes a respeito de seu cume. Em 1744 ocorre a chegada ao cume, que é chamada pelos montanhistas de conquista, do Monte Titlis, em 1770 a do Monte Buet e em 1779 o Monte Velan também é conquistado. Entretanto, é considerado como o marco do alpinismo moderno a data de 8 de agosto de 1786, quando dois franceses, o médico Michel Paccard e o garimpeiro Jacques Balmat venceram os 4810 metros do Mont Blanc (Monte Branco), na Europa, motivados por um prêmio oferecido por Horace-Bénédict de Saussure - considerado o fundador do Alpinismo.

No fim do século XIX e início do século XX ocorreu uma verdadeira corrida a conquistas de montanhas até então inexploradas. Assim, em 1868, os ingleses conquistaram os principais picos do Cáucaso. O Chimborazo foi vencido em 1880, o Aconcágua (6959m) em 1897, ambos nos Andes. Em 1889 foi conquistado o Kilimanjaro (5895 m), na África e o Monte McKinley (6194 m) no Alasca em 1913. O Monte Everest, ponto culminante do planeta, com 8848 metros, situado na Cordilheira do Himalaia na Ásia, foi finalmente conquistado pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo sherpa Tenzing Norgay em 1953.

Alguns dos maiores desafios para montanhistas são escaladas às Montanhas com mais de 8000 metros de altitude (todas no Himalaia), às montanhas mais altas dos Alpes, Pirenéus, Andes e Montanhas Rochosas, bem como a extensas paredes verticais (ex.: Torres Trango).

A escalada é um esporte que se pode praticar tanto individualmente como em grupo. Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco (ou boulder), esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (Alpinismo).

A escalada tradicional caracteriza-se geralmente pelo facto de as paredes a subir estarem equipadas com pontos de segurança já fixados (grampos ou chapeletas), que podem distar entre si desde pouco mais de 1 metro até distâncias superiores a 15 metros ("grau de exposição"), determinada pelo conquistador da via, e que não deve ser alterada sem o consentimento do mesmo (ética).

Existem escaladas conhecidas como móveis, pela não existência de pontos fixos de segurança colocados na parede(grampos), pelo que é da competência do escalador, criar os seus próprios pontos de segurança com recursos de materiais especiais camalot, nuts, etc.

Tanto a escalada tradicional como esportiva, são tipos de escalada livre porque o escalador, usa os seus próprios meios (mãos e pés) para poder progredir na parede. Na escalada artificial o escalador recorre a aparelhos tais como estribo, grampos, móveis, pitons para ajudar na sua progressão.

Em qualquer um destes tipos de escalada acima mencionados, regra geral, o escalador encontra-se preso por uma corda (dinâmica). Há, no entanto quem prefira não usar qualquer tipo de corda. É o que se chama "solo".

O mais importante é que a escalada é um esporte considerado de risco, portanto o conhecimento das técnicas de escalada é obrigatório a todos que desejam praticá-lo, dando preferência para cursos homologados pelas associações ou federações de escalada.

Fonte: Wikipedia

Comente esta matéria
Nome:
E-mail:
Comentário:
Informe as letras e número ao lado:
Comentários
    Não existe comentários para esta matéria.
    Seja o primeiro a comentar
© Copyright 2000-2015 Trilhas RJ - Todos os direitos reservados