Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Colunistas
TRILHAS AO AR LIVRE: Além do horizonte...
Postado por: Fábio Vasques

O Trilhas RJ foi matéria da revista SulSports.

Com a devida autorização da equipe da revista, disponibilizamos a matéria que foi publicada.

Agradecemos à todos da SulSports por esta oportunidade de focar na matéria as atividades de ecoaventuras no Rio de Janeiro e por nos escolher para fazer parte dela. Agradecimentos especiais são devidos a Christiano Cardoso, editor da revista e que nos autorizou a reprodução do texto em nosso site e a Ana Balardim, que com muito carinho escreveu a matéria.

Site da Revista: www.sulsports.com.br

A seguir, a íntegra da reportagem veiculada na revista (versão impressa):

TRILHAS AO AR LIVRE: Além do horizonte existe um lugar... Onde você pode encontrar a natureza, alegria e felicidade com certeza!

Por Ana Balardim -> Fotos Arquivo Trilhas RJ

A SulSports trás nesta edição uma super dica de ecoaventura, para quem não tem muita paciência de ir à academia e quer se manter em forma aliviando o stress do dia a dia.

O número de pessoas que se interessam pela prática de esporte ao ar livre aumenta a todo instante, pois incentiva o contato com a natureza e toda paisagem recompensa o esforço feito no exercício. Entre os esportes praticados fora da academia, a caminhada ganha espaço, e com ela, as TRILHAS, onde se pode desfrutar de lugares magníficos e até mesmo cachoeiras no final do trajeto percorrido.

O Rio de Janeiro é um pólo de lugares paradisíacos para a prática de TRILHAS.  Qualquer pessoa pode participar e existem empresas que organizam toda estrutura destas atividades, oferecendo passeios guiados por profissionais especializados e todo um aparato de segurança que garantirá um momento único e inesquecível.

A empresa "TRILHAS RJ" é atualmente a mais competente para proporcionar esta experiência, seja aos adeptos a desbravar a natureza ou àqueles que nunca passaram por esta vivência. Uma de suas metas é incentivar e conscientizar a interação do homem com a natureza, mostrando sempre que um depende do outro. Eles implantaram um projeto de conscientização chamado "Trilha Limpa", que propõem aos responsáveis por aquela atividade ou voluntários o recolhimento de lixo no meio do caminho, deixando assim aquele ambiente intacto para que outros possam desfrutá-lo futuramente por completo.

"Ainda temos que trabalhar muito a conscientização na mente das pessoas. Encontramos muito lixo no meio das trilhas e nas cachoeiras. O projeto Trilha Limpa vem coletando diversos detritos, como latas, sacolas plásticas, garrafas e outros. É mais agradável poder desfrutar da natureza em um ambiente sem qualquer tipo de resíduo, e assim estamos fazendo a nossa parte em preservar o patrimônio natural". (Fábio Vasques – Trilhas RJ)

Caminhar em trilhas no meio da mata tem um significado muito maior do que simplesmente se exercitar... Atravessar riachos, pisar em solo rochoso, escorregar na lama, tropeçar nas raízes de árvores para chegar ao topo da montanha, entre outras dificuldades que podem surgir no meio do caminho, representam também superação, envolvendo esforço físico e mental. Tem até um ditado popular entre os praticantes que diz: "O trilheiro sobe a montanha para ficar mais próximo do criador". Não importa quanto tempo vai se levar para chegar ao topo da montanha, mas sim o caminho percorrido, que oferece muito aprendizado.

Após algumas horas de caminhada, num sobe e desce de trilha, é normal que a respiração torne-se ofegante, a roupa fique encharcada de suor e os músculos doendo. Com isso, é dada uma pausa na caminhada – hora de beber água, comer algo e respirar fundo para continuar andando. É muito importante saber respirar com qualidade, fazendo uso correto do diafragma e incentivando o gás carbônico (CO2) a ser expelido durante a respiração.  Segundo o livro "Química Fisiológica" de Harper, quase tudo que comemos sob a forma de carboidrato e gordura, depois de oxidado, vira gás carbônico. Por isso as atividades aeróbicas emagrecem.

As TRILHAS em meio à natureza também são procuradas por quem se interessa pelo ecoturismo (prática de turismo em áreas naturais), pois é uma atividade que defende a sustentabilidade, tema que está em constante crescimento mundial nos últimos anos.

Para que uma atividade seja classificada como ecoturismo, quatro itens são fundamentais: respeito às condições locais, envolvimento econômico das comunidades locais, respeito às condições naturais e conservação do meio ambiente.

O Brasil possui lugares incríveis, onde a natureza favorece o ecoturismo. Entre eles: Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Guimarães (MT), Chapada dos Veadeiros (GO), região de Manaus (AM), Fernando de Noronha (PE), Lagamar (SP), litoral sul da Bahia, Pantanal (MS/MT), Serra Gaúcha (RS), Serra do Mar (SP), Vale do Ribeira (SP) e etc.

Poucas cidades têm a geografia do Rio de Janeiro. A união entre vales, serra e mar classificou o Rio como "Cidade Maravilhosa". Existem também algumas áreas de preservação ambiental, como a Floresta da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca e Serra do Mendanha.

"É deslumbrante admirar a serra e o mar, união que faz da cidade um paraíso". (Leandro Soares – Trilhas RJ)

Os lugares mais procurados para fazer TRILHAS no Rio de Janeiro são: Trilha das Praias Selvagens e Pedra da Tartaruga (Barra de Guaratiba), Trilha do Pico da Tijuca (Segunda maior montanha da cidade), Trilha da Cachoeira e Represa do Camorim (Parque Estadual da Pedra Branca – esta é considerada a maior floresta urbana do planeta), Rapel no Morro da Urca e Trilha da Pedra da Gávea e Pedra Bonita (Parque Nacional da Tijuca).

E quanto ao público infantil, o que fazer para que as crianças não sintam medo na hora de fazer uma TRILHA?

"Uma boa dica é preparar a criança psicologicamente. Mostre fotos do lugar e conte o quanto o passeio poderá ser divertido. É importante também conhecer bem seus limites físicos e os da criança. Não queira fazer caminhadas longas, se você não está acostumado ou preparado. Comece com passeios leves, saia cedo, procure lugares com terrenos planos e que tenham sombras para se abrigar. É importante sentir-se seguro para passar a sensação de segurança para a criança". (Equipe Trilhas RJ)

Ao voltar de uma atividade como esta, parece que somos um pouco mais alegres, mais felizes e um pouco malucos também. A sensação depois de uma TRILHA é indescritível. Mesmo com os pés na terra, a cabeça fica por um bom tempo nas nuvens.

DICAS IMPORTANTES:
• USAR TÊNIS E ROUPAS CONFORTÁVEIS, FACILITANDO A CAMINHADA;
• TOMAR CAFÉ DA MANHÃ REFORÇADO ANTES DE SAIR;
• LEVAR LANCHE E ÁGUA EM BOA QUANTIDADE;
• USAR BONÉ, PROTETOR SOLAR E REPELENTE;
• FAZER ALONGAMENTO DE 15 A 20 MIN. ANTES DE INICIAR A TRILHA.

MAIORES INFORMAÇÕES:
www.trilhasrj.com.br
trilhasrj@trilhasrj.com.br
Fone: (021) 2201.8851

  

Comente esta matéria
Nome:
E-mail:
Comentário:
Informe as letras e número ao lado:
Comentários
  • gicelma - 21/09/2014
    jgc.vida@gmail.com

    reportagem inspiradora,
  • BRUNO CESAR DA SILVA MENDES - 06/01/2013
    brunocesardasilvamendes@ig.com.br

    quero saber quando vai ter próxima trilha para eu participar.
  • Carmen - 13/02/2012
    carmencpina@hotmail.com

    Gostaria de participar de uma trilha durante o carnaval, vcs poderiam me ajudar nisso. vi que não há enventos para esses dias, é isso mesmo? Grata, Carmen
  • Luciana Videira de Aguiar - 28/07/2010
    luciva2@yahoo.com

    Tem muito tempo que não faço trilha com vcs, mas fiquei feliz em saber que vocês foram matéria de revista. Desejo muito sucesso para vcs. Merecem.
© Copyright 2000-2015 Trilhas RJ - Todos os direitos reservados