Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Colunistas
Toda magia de Campos do Jordão
Postado por: Camila Xavier

Uma cidadezinha romântica e bem aconchegante localizada no interior do estado de São Paulo, no alto da Serra da Mantiqueira, a 1.700 metros de altitude. Fica há 167 km da cidade de São Paulo e há 350 km do Rio de Janeiro. Campos do Jordão é o lugar ideal para ir nessa época do ano, para passear com toda família ou apenas ao lado da pessoa amada. Junho e julho são considerados os meses de alta temporada, o clima é bem frio, muito bom para comer um fondue ou um chocolate quente. Apropósito, lojas de chocolates não faltam. A cidade é onde recebe todo ano o maior evento da música erudita na América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão. O tradicional Festival deste ano começa no dia 3 de julho e espera reunir turistas de diversos lugares. Muitos turistas comparam Campos do Jordão às cidades européias. Isso acontece devido à arquitetura em estilo alpino e ao clima frio. Essa cidade é um roteiro perfeito para quem gosta de esportes de aventura, diversidade gastronômica e agito à noite. Uma ótima opção de passeio, principalmente no inverno.

E quem disse que não dá para se divertir em uma cidadezinha de interior? Lá encontramos várias atividades para fazer: caminhadas, trilhas, mountain bike e passeios no teleférico são algumas delas. Há também o arborismo, uma prática de turismo de aventura, onde é possível desvendar os mistérios da natureza. É uma atividade que consiste em caminhar sob a copa das árvores através de escadas de cordas, tirolesas, pontes, rapéis, falsas baianas, que podem durar apenas alguns minutos e até horas dependendo do circuito que se busca fazer. Os desbravadores percorrem várias travessias que podem chegar a 18 metros de altura, com diferentes níveis de dificuldade. Podem ser praticados por crianças a partir de 3 anos e adultos. Em Campos do Jordão, hoje há vários locais onde se pode praticar essa modalidade, que é recomendada para toda a família: Bosque do Silêncio Pesca da Montanha, Tarundu.

Tem também o cachoeirismo, um esporte que vem crescendo muito na cidade. O objetivo é desvendar lugares inacessíveis como o fundo de vales íngremes e cavernas. Esta região da Serra da Mantiqueira tem diversas opções de cachoeiras e vales. E para quem quer ter um primeiro contato com este esporte a Cachoeira do Itapeva é ideal. Localizada no início de um vale que desce bruscamente as encostas da serra, em um local de visual privilegiado e com queda livre de 12 metros de altura. Há também a Cachoeira do Ferradura, com 15 metros de altura e 2 patamares que terminam em um poço onde se pode nadar. Diversão é o que não vai faltar nas suas férias de julho. Aproveite para ouvir boa música no Festival de Inverno e aproveitar o friozinho curtindo atividades quentes como estas. Um programa diferente para toda família!

Fotos: Dnayse Xavier













Comente esta matéria
Nome:
E-mail:
Comentário:
Informe as letras e número ao lado:
Comentários
  • Marcele Almeida - 11/11/2010
    marcelinha22@hotmail.com

    Super boa dica! Adorei a matéria Camila, você é sempre 10 nos seus textos e na emoção com que trasmite! Parabéns e boa viagem a Campos de Jordão, sem dúvida, essa vale a pena ver de novo!!
  • Leandro - 09/08/2010
    androle78@hotmail.com

    Fui a Campos do Jordão e recomendo. É show de bola! Para turismo de compra, de aventura, para a família e para casais!
© Copyright 2000-2015 Trilhas RJ - Todos os direitos reservados