Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Colunistas
Serra do Caparaó - 5 picos em 24 horas
Postado por: Tong

Depois da tentativa frustrada de atingir o Pico da Bandeira no final de outubro e início de novembro de 2009, novo planejamento foi feito para subir ao Pico. Desta vez os objetivos eram mais audaciosos. Percorrer as trilhas que nos leva ao Bandeira, passando pelos picos do Calçado, Calçado Mirim, P2 e Cristal. Essa decisão foi tomada no final de maio, quando estávamos no Açu, na travessia Petrópolis/Teresópolis, onde tomamos um sacode da montanha e que botou todo mundo pra correr lá de cima, com ventos e chuvas violentas. Após um mês preparando mapas, listas de materiais, reservas no parque, etc. foi decidido que a melhor data seria no dia 25 de junho de 2010, Lua Cheia, uma vez que iremos fazer a trilha noturna. Eu, Tong, mais meus amigos Jorge, Paulo, Marcelo e Jefferson, faremos essa aventura. Não levaremos barracas, somente sacos de dormir e isolantes térmicos.  No início o grupo tinha mais de 10 pessoas. No final sobramos somente nós cinco.

De olho no tempo, confirmação da reserva no parque, expectativa de temperaturas baixas. Todas as trilhas marcadas no GPS. Preparados e prontos pra mais uma aventura do nosso grupo. Passagens compradas para as 22h30m com destino a Manhumirim e depois Alto Caparaó. Lá em Alto Caparaó um jipe estará esperando e que nos levará até a localidade de Tronqueira, onde tem o primeiro acampamento do parque. O outro é no Terreirão.

A viagem transcorreu bem tranqüila. Na primeira parada em Leopoldina descemos para comprar água e ir ao banheiro. Eram 2h30m. da madrugada e a temperatura em torno de 8° C. Uma televisão pendurada no alto passava o programa do Jô. Um vira-lata passeava por entre as pessoas. E um bebum resolveu cantar para nós e todo mundo. Voltamos ao ônibus e tentamos dormir o restante da viajem. Dormiríamos muito pouco nessa aventura, isso todos nós já sabíamos.

Após sete horas dentro do ônibus, chegamos à rodoviária de Manhumirim 5h45m. da manhã. Aguardamos meia hora até a chegada do ônibus que nos levará a Alto Caparaó. Um cafezinho ajudou a espantar um pouco o frio. Uma névoa cobria toda a cidade. Na rodoviária tem taxi que leva ao Alto do Caparaó. Cobram em torno de R$ 40,00. Enfim, o ônibus chegou. Acomodamo-nos e logo em seguida, num ponto próximo, entrou um bando de jovens tocando o maior rebu. Começaram a cantar em voz alta, todo o repertório de funk, pagode, etc. Isso até o final da viagem. Era um sinal do que nos aguardaria no Pico da Bandeira. Dentro do ônibus avistamos o jipe que nos levará até a localidade chamada Tronqueira.

7h30m. Começa agora realmente a nossa aventura, 24 horas de montanha. Embarcamos no jipe com nossas mochilas e tomamos rumo ao Parque Nacional do Caparaó. Após 15 minutos chegamos à entrada do parque.

8h00m. Fizemos uma parada rápida no Vale Verde para fotos. Próxima parada Cachoeira Bonita.

09h00m. Deixamos Cachoeira Bonita para trás. Seguimos rumo ao Tronqueira.

09h17m. Entramos na trilha propriamente dita para o Terreirão, local do segundo acampamento. A trilha é de terra e não chove há muito tempo.

11h00m. Chegamos. O Terreirão está localizado num platô a 2.400 m. de altitude. Tem uma estrutura boa para acampar. Tem abrigo, sanitários, água e a tão falada Casa de Pedra. Hora de descanso e preparar almoço.

13h00m. Rumo ao Pico da Bandeira e Cristal. Passamos para o lado do estado do Espírito Santo. Seguimos pela trilha que agora tem um setor bem rochoso e é só subida.

15h00m. O Pico da Bandeira está a 200 metros à esquerda. Seguimos pela direita, rumo ao Pico do Calçado. Passamos aos pés do Bandeira, onde uma estátua do Cristo Redentor no alto dava as boas vindas aos montanhistas.

15h35m. Pico do Calçado. Chegamos. Daqui temos uma visão privilegiada do Bandeira que só é vista de quem vem da Casa Queimada, do lado do Espírito Santo. O Pico do Calçado tem 2.766 m. e dizem que tem esse nome devido à sua forma de um calçado, visto em determinado ponto.

16h30m. Segundo nossas anotações, o Sol se poria lá pelas 17 horas. Por mim teria ficado lá para ver o Sol se por. Num ponto mais alto seria melhor a visão. Mas depois decidiram seguir em frente rumo ao P4.

17h00m. Estamos no P4 para ver o Sol se por.

17h18m. Imagens indescritíveis. Momentos que ficarão em nossa mente por toda a vida. Os raios iluminando a vegetação, queimada pelo frio, davam uma coloração alaranjada que contrastava com um mar de nuvens avermelhadas.

18h30m. Começamos a subir o Cristal. É muito íngreme e tem lances de escalada. Subimos por entre as fendas até atingir uma trilha com vegetação. Novamente pedras lisas e de aderência. O frio apertando. A respiração dificultada pela altitude. Mais subida segurando pelas agarras e passando pelas fendas.

20h00m. Estávamos no ponto mais alto do Pico do Cristal. Além do marco do IBGE tem um cristal enorme fincado no local.

21h00m. Começamos nossa descida do Pico do Cristal. As rajadas de vento continuavam. Novamente as fendas, as agarras e aderências. O cansaço tomava conta de todos. Em meia hora chegamos à parte baixa do pico. Rumo ao Pico do Calçado.

00h00m. Chegamos ao Pico do Calçado. Pegamos nosso reservatório de água que tínhamos guardado. A princípio iríamos subir ao Pico da Bandeira e descansar lá no topo. Mas decidimos dar uma parada. Cada um procurou um lugar para dar uma esticada.

04h30m. Começamos nossa subida ao Pico da Bandeira. Enfim nosso objetivo final estava para acontecer. Agora é subir e subir. Ainda bem que as pedras formam uma espécie de escada. Bem fácil, apesar de ser somente subida.
06h22m. Momentos antes um silêncio sepulcral. Exatamente na hora prevista eis que surge no horizonte, a ponta da esfera de fogo. Um brilho incandescente vermelho alaranjado desponta na linha que separa as nuvens do céu ainda escuro. O nascer do Sol.

08h30m. Chegamos no Tronqueira. Pelo caminho notamos algumas poças d’água congeladas. Andamos muito bem. Fizemos poucas paradas. Não podíamos perder o ônibus das 10 horas pra Manhumirim.

09h15m. O jipe nos deixou na praça da igreja em Alto Caparaó. Pagamos a volta ao jipeiro e ficamos aguardando o ônibus que nos levará a Manhumirim.

10h50m. Chegamos à rodoviária de Manhumirim. Agora é aguardar o ônibus das 12 horas para voltar ao Rio.

12h00m. Chegou o ônibus da viação Rio Doce. O motorista era o mesmo do dia anterior que havia nos trazido.

Entrada do parque

Nome:
E-mail:
Comentário:
Informe as letras e número ao lado:
Comentários
  • Tong - 02/07/2012
    cheong.tong@gmail.com

Olá Paul, obrigado por comentar a matéria. Realmente não temos marcação de trilha para o Pico do Cristal. Sabemos que exite uma trilha usada pelos locais a partir do lado oeste do Terreirão. Nós chegamos na base do Cristal após descer um vale e subimos por uma fenda até atinguirmos uma pequena vegetação. A partir daí encontramos uma "trilha" com pedras gastas até o topo. Foi tudo intuitivo. Se você documentar a subida ao Cristal será de grande ajuda. Abraço Tong
  • Paul Lawrence Smith - 30/06/2012
    paul_smith_rj@hotmail.com

Muito bom Tong! Eu gostaria de saber mais detalhes da trilha do Cristal, há muita pouca informação, predendo documentar bem com a camera e postar no Google Earth...Fico grato com qualquer ajuda vinda da sua parte sobre essa trilha que é mal marcada! Abraço! Paul
  • Cristina Sobreria - 07/11/2010
    boiacross@hotmail.com

EEu estou me preparando para conhecer o Pico.Será uma superação também.pretendo ir no mês de julho que é quando minhas féria são mais longas,e para mim é super impoortante ler os relatos de quem já foi,para me preparar bem.Vendo essas fotos deu mais vontade ainda,tenho certeza que quando chegar lá em cim eu vou chorar,por contemplar essas coisas de Deus.Um abraço a todos,que se superam todos os dias. Cristina
  • Érika Chrockatt - 27/08/2010
    grandemulher@oi.com.br

Olá, Tong. Bacana postar suas aventuras. As fotos tb ficaram muito boas. Aquela do "Topo do Pico da Bandeira" só me lembra uma peregrinação. Qta gente!!! Parabéns! :D
  • Encontre no Caparaó - 12/08/2010
    faleconosco@encontrenocaparao.com.br

Nosso Twitter http://www.twitter.com/encontrecaparao é responsável pela divulgação da Região do Caparaó Capixaba, considerada uma das regiões mais bonitas do Brasil, localizada no Estado do Espírito Santo. Formada por 11 municípois, a região do Caparaó Capixaba, possui muitas belezas naturais, dentre elas: Serra do Caparaó, Pico da Bandeira e Cachoeira da Fumaça, possuindo um circuito de eventos e muitas festividades. Venha conhecer umas das mais atraentes regiões do Brasil! Esperamos você em nosso Twitter! Abs!