Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Colunistas
Parque Estadual da Serra do Mar
Postado por: Carol Candeia

Caminhar pelo interior da floresta, pelos ecossistemas associados que formam a Mata Atlântica, banhar-se em cachoeiras de águas cristalinas ou no mar de praias ainda selvagens, visitar uma histórica Casa de Farinha e conhecer um pouco da cultura caiçara através de conversas com moradores tradicionais são alguns dos atrativos do Núcleo Picinguaba, que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar e integra a rede de Unidades de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo através do Instituto Florestal.

Sua localização ambientalmente estratégica faz a ligação entre o Parque Estadual da Serra do Mar (cerca de 315 mil hectares) com o Parque Nacional da Serra da Bocaina (80 mil ha) e com a Área de Proteção Ambiental - APA do Cairuçu, no Estado do Rio de Janeiro (30 mil ha), formando um grande corredor para uma fauna diversificada, infelizmente ameaçada de extinção.

Com uma área de abrangência de 47.000 ha, totalmente inserido no município de Ubatuba, do Núcleo fazem parte a Vila Picinguaba, uma aldeia de pescadores na Praia do Cambury, e um agrupamento de pequenos posseiros no sertão da Fazenda Picinguaba.

Administrado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através do Instituto Florestal. Situa-se no km 10 da Rodovia Rio/ Santos BR 101. O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977 e ampliado em 1979, quando foi incluída a região da Picinguaba. Os objetivos básicos do núcleo são: A interação dos fatores Históricos-Antropológicos com o estudo dos ecossistemas da Serra do Mar, seu Litoral e sua preservação e a criação de um centro de apoio a pesquisa e a educação ambiental, voltados para estudantes, visitantes, pesquisadores e para a população local.

ATRAÇÕES
Além da diversidade de espécies de fauna e flora encontrada temos também a casa da farinha construída para fabricação de álcool, açúcar e fubá que posteriormente, por mãos de outro dono, estabeleceu a fabricação somente de aguardente e fubá, transportados pela trilha do Corisco (que inicia na mesma e sai em Paraty), ou através do rio que a cerca, antes navegável. Mortificada, a Fazenda da Caixa, ficou ociosa por um bom tempo, sendo reavivada em 1950 por Saint Clair Bustamante e Silva, que reaproveitou o que havia do antigo engenho e criou a "Casa da Farinha". As dificuldades econômicas levaram a gleba a ser hipotecada por duas vezes; sendo assim, em 1985 foi concedida a desapropriação passando a ser responsabilidade do Governo Estadual. Hoje, a responsabilidade é do Núcleo Picinguaba.

Há também Picadão da Barra - esta trilha inicia-se na rodovia Rio-Santos e vai até a foz do rio das Bicas onde há um manguezal e fazia parte do caminho entre Picinguaba e Paraty. Os posseiros do sertão ainda hoje a utilizam para chegar à vila de Picinguaba. O tempo necessário para percorrê-la é de cerca de duas horas.

SEDE ADMINISTRATIVA
É local onde se localizam os escritórios do Núcleo, alojamento, refeitório dos funcionários e uma base da Polícia Florestal.

CENTRO DE VISITANTES
Ponto de convergência de todas as atividades desenvolvidas no Núcleo, o Centro de Visitantes, é o primeiro local a ser visitado ao se chegar. Possui uma recepção onde todas as informações sobre a programação do Núcleo podem ser obtidas, contando com biblioteca e sala para aulas, palestras, exposições e estudos.

ALOJAMENTO
O Núcleo Picinguaba possui alojamento para grupos organizados, estudantes e pesquisadores, com capacidade para 36 pessoas, contando com dois quartos coletivos, dois banheiros, cozinha e refeitório. Sua utilização é paga e as informações são obtidas na sede da Secretaria do Meio Ambiente. Outra sugestão é o camping Caracol Localizado na Praia da Fazenda, dentro dos limites do Núcleo Picinguaba - Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba - SP. Administrado com consciência ecológica, privilegiando a qualidade dos serviços, dentro de valores centrados na terra, respeitando a riqueza e a diversidade de todas as forma de vida e percebendo os humanos como um determinado fio da teia da vida.

Clique aqui e confira a galeria de fotos

Comente esta matéria
Nome:
E-mail:
Comentário:
Informe as letras e número ao lado:
Comentários
    Não existe comentários para esta matéria.
    Seja o primeiro a comentar
© Copyright 2000-2015 Trilhas RJ - Todos os direitos reservados