Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Dicas Importantes
Acampar
Saiba aproveitar ao máximo

É muito bom estar em pleno contato com a natureza e desfrutar toda a beleza que ela nos oferece. Mas para que sua aventura seja completa e transcorra na mais absoluta paz e tranqüilidade, alguns procedimentos e sugestões precisam ser observados.
 
Ao acampar, programe-se com antecedência para que contratempos não ocorram. A aventura tem como finalidade proporcionar um revigoramento físico e mental, e não gerar um desgaste maior, transformando seu passeio em um verdadeiro estresse.

Antes de sair para uma trilha ou atividades que demandem esforço físico, faça uma refeição acrescentando os principais grupos de alimentos: carboidratos (pães, cereais, massas, arroz, ou batata), proteínas (leite e derivados, peito de peru, ovos, e carnes), frutas e vegetais (in natura, em forma de sucos, saladas ou cozidos). Como exemplo, um bom café da manhã antes da realização de uma trilha seria: sanduíche com queijo branco e peru, 1 iogurte com cereais, 1 suco de frutas e água.

Para que você possa aproveitar de uma forma plena cada segundo de sua viagem, algumas dicas serão de grande ajuda. Confira a seguir nossas dicas para que você desfrute ao máximo o seu acampamento:

Barraca
Equipamento principal para quem vai acampar. Para esse tipo de atividade, uma opção bem interessante é a do tipo "Iglu de 4", pois são fáceis de carregar, de montar e cabem em qualquer lugar. Evite aquelas que a capa ou sobre-teto não cubram a barraca até o chão. As melhores são as com costura selada e capa impermeabilizada, pois são uma garantia maior contra as chuvas.
Sugestão: uma boa barraca para 2 ou 3 pessoas é a "Super Esquilo 4" da Trilhas e Rumos, facilmente encontrada nas lojas de montanhismo e nos sites de compras.

Montagem da Barraca
Para que sua barraca fique firme, dois equipamentos serão necessários: os tirantes (pequenas cordas utilizadas para esticar a barraca) e os espeques (ganchos de metal cuja finalidade é fixar a barraca no gramado/areia e onde também são amarrados os tirantes).
Procure não estender os tirantes mais que meio metro pra fora da barraca, pois evita que alguém tropece e até a derrube. Dê preferência aos tirantes de cor clara, pois os escuros são pouco visíveis à noite, mesmo com luz.
Para fixar bem a barraca, encaixe os espeques no gramado/areia em diagonal, formando um ângulo de 90º em relação ao tirante. Não use os pés para empurra-los, pois isso acaba entortando os espeques. É fácil colocar com as mãos, mas se tiver dificuldade, utilize um martelo de borracha.
Observação Importante: nunca se esqueça de manter o mosquiteiro da barraca sempre fechado. Se for se ausentar do camping também não esqueça de fechar a porta da capa.

Lonas Plásticas
Não coloque lonas plásticas por baixo da barraca, pois em caso de chuva a lona pode reter água em baixo da barraca. Ponha as lonas por dentro e/ou por cima da barraca e deixe a drenagem do gramado funcionar.
Mas se mesmo assim você desejar colocar uma lona plástica por baixo da barraca, evite deixar sobras pra fora da área de cobertura da capa da barraca, pois isso diminui o risco de reter água.
Se precisar amarrar algum toldo ou lona, use as arvores e não os postes das luminárias do camping (se houver esse serviço), eles não foram projetados para suportar esse tipo de pressão.

Sacos de Dormir
Os sacos de dormir são sempre a melhor opção em relação aos lençóis e cobertores. São mais leves, fáceis de limpar, mantém melhor o calor do corpo e não retém umidade nos períodos de frio.
Sendo assim, evite também os sacos de dormir feitos de tecido e lona.

Colchões X Colchonetes
De preferência aos "colchões de ar" ao invés de colchonetes de espuma. Os colchões de ar mais modernos isolam a umidade do solo, são mais fáceis de transportar quando desinflados e muito mais confortáveis.
Uma boa opção são os colchões com inflador embutido ou pelo menos os infladores do tipo fole. Os sistemas de compressor elétrico, ligado ao acendedor de cigarros do carro são mais caros, barulhentos, descarregam a bateria e levam muito tempo para inflar o colchão, muitas vezes sem conseguirem inflá-lo totalmente.
Cuidado com colchões de ar mais antigos, feitos de lona, pois estes acabam retendo umidade tornando-se incômodos nos invernos mais rigorosos.
Sugestão: o colchão de ar Zênite 2 da Nautika é uma das melhores opções.

O Que Levar?
-> Roupas: leve só o necessário.
-> Não esqueça de levar protetor solar e repelente.
-> Acondicione as sobras de comida em embalagens plásticas do tipo "Tupperware".
-> Não leve bagagem além do necessário.
-> Caso o camping disponibilize eletricidade, leve um benjamim e/ou 2 extensões para bocal de lâmpada, ventilador e um repelente elétrico (tipo Protector) no caso de pintar mosquitos.

Programando-se com antecedência e observando essas sugestões aqui fornecidas, você aproveitará de uma forma plena a sua aventura e só guardará boas recordações de seu passeio. Agora é só escolher o destino, colocar a mochila nas costas e boa viagem!!!!

© Copyright 2000-2015 Trilhas RJ - Todos os direitos reservados