Busca
Enquete
Você se preocupa com as mudanças climáticas e a proteção do meio ambiente?
Sim, e procuro causar o menor impacto possível ao meio ambiente, inclusive separando o lixo
Não, e prefiro deixar esse problema para as futuras gerações
Ainda não pensei sobre esse assunto

Parceiros
Siga-nos do Twitter
Dicas Importantes
Alongamento
Bem estar físico para sua aventura

Nas atividades de montanhismo, especialmente no caso do trekking/trilhas, o alongamento é um exercício de suma importância antes de iniciar a atividade. Muitos o consideram desnecessário, mas a prática deste exercício proporcionará um bem estar físico antes, durante e após a caminhada.

O alongamento realizado antes da aventura proporciona um aumento da flexibilidade.

A não realização do alongamento poderá ocasionar tensões musculares, dores, contratura muscular ou mesmo uma ruptura dos tendões e músculos, já que estes não estão preparados para o esforço que será efetuado.

Além de ser indicado para caminhadas, o alongamento também é aconselhável para pessoas sedentárias, pois auxilia na prevenção de cãibras, tendo em vista que melhora a oxigenação como um todo.

O alongamento também é ideal para os mais idosos, sendo eficaz para a coordenação, relaxamento e flexibilidade, já que estes necessitam de uma atividade física que não seja pesada.

Para aqueles que participarão de uma atividade de montanhismo (trekking/trilhas), o ideal é alongar todos os músculos do corpo, mas dando uma maior ênfase nas partes que serão mais utilizadas.

Para que você possa aproveitar sua aventura sem maiores problemas, aqui está nossa sugestão de alongamento:

A) Costas - Junto com uma outra pessoa, agache-se. A distância dos dois deve ser toda a extensão dos braços. Segure as mãos do seu parceiro e force o pescoço para baixo.

B) Tríceps - Estique o braço e o dobre, colocando-o atrás da cabeça e, com a outra mão, segure o cotovelo e faça pressão para baixo. Faça o mesmo com o outro braço.

C) Antebraço e bíceps - Estique os braços na frente do corpo, vire os braços para dentro e entrelace os dedos, esticando por toda a extensão dos braços.

D) Peito e ombro - Fique de costas para o seu parceiro, coloque os braços para trás. O seu companheiro irá forçá-los para dentro.

E) Pescoço - Abaixe o pescoço, próximo ao ombro, coloque a mão sobre a orelha e faça força para baixo, contando até 20. Virar para o outro lado e fazer o mesmo procedimento.

F) Frente da coxa e glúteo - Coloque uma perna na frente da outra deixando a perna da frente flexionada a cerca de 90 graus. Estique a perna de trás, com o pé virado para frente, somente a ponta do pé apoiada no chão, fazendo leve pressão com o quadril para baixo. Mantenha a coluna ereta e apóie as mãos no joelho da perna da frente.

G) Panturrilha - Apóie as mãos numa parede ou árvore e fique com uma perna na frente e, a outra, a ser alongada, atrás. A perna da frente deve ficar um pouco flexionada, enquanto a de trás deve ficar bem esticada. A sola do pé deve permanecer no solo. Conte 20 segundos e troque de perna.

H) Músculo de trás da coxa - Apóie o pé, virado para cima, numa superfície abaixo da altura de seu quadril - pode ser um banco ou uma barra - e leve o peito o mais perto possível do joelho da perna que está elevada. Mantenha a perna de baixo esticada. Cuidado para não deixar o quadril sair do lugar.

Seguindo essas orientações, você aproveitará muito mais o seu passeio e estará se prevenindo de possíveis acidentes que poderiam ocorrer pela não realização do exercício. Alongue-se antes da caminhada e aproveite de uma forma plena e saudável toda natureza ao seu redor.

Observações Importantes

* CADA PROCEDIMENTO/POSTURA DE ALONGAMENTO DEVE DURAR ENTRE 15 E 20 SEGUNDOS.

* SE O OBJETIVO DE UM ALONGAMENTO ANTES DO EXERCÍCIO É AUMENTAR A FLEXIBILIDADE, O MESMO NÃO SE PODE DIZER DO ALONGAMENTO APÓS AS ATIVIDADES FÍSICAS. NÃO SE DEVE ESTENDER AINDA MAIS OS MÚSCULOS APÓS EXERCÍCIOS. O ALONGAMENTO DEPOIS DAS ATIVIDADES SERVE PARA DIMINUIR A TENSÃO DO MÚSCULO, OU SEJA, SOMENTE PARA RELAXAR.

* É MAIS FÁCIL ALONGAR NO CLIMA QUENTE, DO QUE NO FRIO. PARA CLIMA FRIO O IDEAL É FICAR MAIS TEMPO ALONGANDO E FAZER MOVIMENTOS MAIS LONGOS.

* NUNCA COMEÇAR NO LIMITE MÁXIMO DA EXTENSÃO DO MOVIMENTO, IR ESTENDENDO AOS POUCOS.

* O SER HUMANO ATINGE O AUGE DA FLEXIBILIDADE NA INFÂNCIA. DEPOIS DA ADOLESCÊNCIA, A FLEXIBILIDADE TENDE A DIMINUIR, OU SEJA, QUANTO MAIS VELHO, MENOR A FLEXIBILIDADE.

© Copyright 2000-2015 Trilhas RJ - Todos os direitos reservados